CURSO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
CURSISTAS: MARIA DILZA , MARINUZIA DE FREITAS
COLÉGIO ESTADUAL RAIMUNDO ALENCAR LEÃO
UNIDADE : III - INTERNET,HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
ATIVIDADE: 4 – Planejando atividade com hipertexto ou Internet
Série: 7ª série (8º Ano)
Justificativa:
A aula no laboratório de informática tem o objetivo do professor experimentar essa nova ferramenta de como trabalhar o conteúdo estudado ou a estudar e fazer com que o aluno aprenda a usar a Wikipédia como suporte da pesquisa e que ele aprenda a navegar no ambiente hipertexto ou internet, através de sites e links.
Sistema Locomotor: Ossos, Músculos e Articulação
1º Momento:
Levantar em sala de aula os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema mencionado e em seguida fazer uma produção textual dentro do entendimento deles.
2º Momento:
Fazer a leitura sobre o tema no livro-texto sobre os itens: ossos, músculos e articulação, interpretar e responder as questões do livro. Fazer a correção das atividades de forma dialogada.
3º Momento:
Discutir com os alunos sobre pesquisar o assunto estudado na internet. Falar para a turma o que é navegar na internet e propor objetivos da pesquisa de modo que eles possam evidenciar e comparar aspectos mais interessantes e significativos.
4º Momento : Dividir a turma em grupos para facilitar o trabalho no laboratório de informática de forma que eles possam se revezar e todos tenham oportunidade de fazer a navegação no hipertexto.
5º Momento: Discutir com os alunos se sabem entrar na internet? Se conhecem o termo hipertexto ou hipermídia? Sugerir o site http://www.vivaolinux.com.br/linux/. Os alunos começarão a fazer a pesquisa de forma organizada e discutem o que vão achando de novidade no hipertexto e destacam os aspectos mais interessantes e significativos que não tenha sido discutido no livro didático em sala de aula.
6º Momento : Cada grupo fará uma exposição do que achou da novidade de se trabalhar no hipertexto, o que achou de interessante no trabalho para em seguida expor as novidades sobre o tema proposto.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, através de atividades escrita e oral.
ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
CURSISTAS: MARIA DILZA , MARINUZIA DE FREITAS
COLÉGIO ESTADUAL RAIMUNDO ALENCAR LEÃO
UNIDADE : III - INTERNET,HIPERTEXTO E HIPERMÍDIA
ATIVIDADE: 4 – Planejando atividade com hipertexto ou Internet
Série: 7ª série (8º Ano)
Justificativa:
A aula no laboratório de informática tem o objetivo do professor experimentar essa nova ferramenta de como trabalhar o conteúdo estudado ou a estudar e fazer com que o aluno aprenda a usar a Wikipédia como suporte da pesquisa e que ele aprenda a navegar no ambiente hipertexto ou internet, através de sites e links.
Sistema Locomotor: Ossos, Músculos e Articulação
1º Momento:
Levantar em sala de aula os conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema mencionado e em seguida fazer uma produção textual dentro do entendimento deles.
2º Momento:
Fazer a leitura sobre o tema no livro-texto sobre os itens: ossos, músculos e articulação, interpretar e responder as questões do livro. Fazer a correção das atividades de forma dialogada.
3º Momento:
Discutir com os alunos sobre pesquisar o assunto estudado na internet. Falar para a turma o que é navegar na internet e propor objetivos da pesquisa de modo que eles possam evidenciar e comparar aspectos mais interessantes e significativos.
4º Momento : Dividir a turma em grupos para facilitar o trabalho no laboratório de informática de forma que eles possam se revezar e todos tenham oportunidade de fazer a navegação no hipertexto.
5º Momento: Discutir com os alunos se sabem entrar na internet? Se conhecem o termo hipertexto ou hipermídia? Sugerir o site http://www.vivaolinux.com.br/linux/. Os alunos começarão a fazer a pesquisa de forma organizada e discutem o que vão achando de novidade no hipertexto e destacam os aspectos mais interessantes e significativos que não tenha sido discutido no livro didático em sala de aula.
6º Momento : Cada grupo fará uma exposição do que achou da novidade de se trabalhar no hipertexto, o que achou de interessante no trabalho para em seguida expor as novidades sobre o tema proposto.
Avaliação:
Os alunos serão avaliados individualmente e em grupo, através de atividades escrita e oral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário